terça-feira, 31 de agosto de 2010

Criação de Filhos

Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, sobre criação de filhos.

1. A educação não pode ser delegada à escola.


Aluno é transitório. Filho é para sempre.



2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo.

Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...



3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo.
Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser, passar o dia todo em hospital de queimados.


4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real.

Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.



5. Informação é diferente de conhecimento.O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa.

Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.



6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança.

Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.



7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome. Se ela quiser comer, saberá a hora.

E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.



8. A criançadeve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada.

Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.



9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.



10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer.

E o prazer é inconsequente.



11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.



12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada.

Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.



13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho.

Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.


14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz.

Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.



15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.



16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação.

Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.



17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.



18. Muitas são desequilibradas ou mesmo loucas. Devem ser tratadas. (palavras dele).


19. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.


20. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida.

Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.



21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança.
Não pode apenas bater cartão.



22. Pais e mães não podem se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.



23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa.

O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles.A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.


24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.


25. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.


26. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial.

Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Só Lembrando...

... Que toda sexta é dia de resumo de filme analisados psicologicamente e tb é o nosso dia.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Olha só o que andam postando por aí...

12 maneiras de irritar seu psicológo.




Quando for às consultas com seu psicólogo e estiver com vontade de incomodá-lo, use estas técnicas:

1 - Diga que ouve vozes (com uma cara séria). Quando lhe perguntarem o motivo ou quando isso acontece, diga: "Toda vez que eu atendo ao telefone".


2 - Quando for à sua primeira consulta diga que não possui problema algum e que seus amigos fadas e duendes até o aconselharam a nem ir nessa consulta.


3 - Após solucionar um caso e encontrarem uma solução, diga que agora está tudo bem, então vire-se para o lado e diga: "Tudo resolvido, certo Frank?". Insista que esta pessoa existe.


4 - Diga que vê pessoas mortas, caso pedirem-lhe um exemplo , diga: "Ontem por exemplo, quando fui ao enterro do meu tio avô Ernesto". (tia, tia avó, primo, quem você quiser matar.)


5 - Invente palavras malucas e ao conversar com seu psicólogo, use-as em vez de seu vocabulário normal. Exemplo: "Ontem eu estava tão gnork que splotrok".


6 - Caso você for adolescente, diga estar achando virar um alienígena, porque pontinhos verdes aparecem do nada em seu rosto.


7 - Com feição de paranóico e assustado diga coisas do tipo: "Ele virá me pegar". Quando lhe perguntarem quem, diga: "Meu pai depois da consulta". (Se quiser coloque as frases no plural).


8 - Tire fotos fingindo estar abraçando alguém ou fingindo que está com alguém e mostre as fotos ao seu psicólogo, dizendo os nomes dos seus amigos "invisíveis".


9 - Diga que pode prever as coisas, diga que pode ver em sua mente tudo o que irá acontecer no dia de ontem, e insista.


10 - Dependendo da hora de sua consulta, coloque seu celular para tocar no meio dela, antes do celular tocar diga que prevê as coisas e diga que seu celular irá tocar em "por exemplo, 1 minuto" ou "por exemplo, às duas da tarde".


11 - Quando seu psicólogo estiver tratando de algo sério, faça caretas estranhas e diga que espíritos estão tentando entrar em contato com você.


12 - Quando lhe pedirem atenção ou dirigirem-se à você, diga: "(O seu nome, "João") não está mais entre nós, agora eu (invente um nome estranho, "Zitron") estou no comando de seu corpo". Ou Ele está fora de área, tente novamente mais tarde ou deixe seu recado após o sinal". Faça o barulho do sinal e após isso diga: "Gravando mensagem".

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Psicologia e Cinema

Minha formação foi atravessada pelo cinema em diversas fases. Ferramenta de auxílio para a compreensão de diversos conceitos, os filmes não só informam, mas são capazes de nos tocar, favorecendo assim, novas formas de lidar com nossas questões e conflitos. Compartilho, então, alguns desses filmes:


Filme baseado na idéia da existência dos sete pecados capitais. O filme mostra crimes que vão acontecendo em que a morte aparece como punição aos pecadores. Bom filme para refletir sobre o papel das regras em nossos comportamentos.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

terça-feira, 17 de agosto de 2010

O que é Psicologia?

Depois de um tempo de reclusão, deixei minha caverna de "Platão" um pouco.(rs)

Muitas pessoas já se perguntaram um dia se um padre, amigo ou o horóscopo pode substituir um psicólogo.


Não podemos negar que a ajuda dessas pessoas podem ter uma função terapêutica quanto à superação de dificuldades. Assim como passear no parque, viajar, tirar férias, ouvir música também podem ter uma função terapêutica.

Nós psicólogos(futuros também) e nossos trabalhos distinguem-se dessas modalidades por utilizarmos frequentemente o conhecimento científico na intervenção terapêutica. Existem diversos casos onde estas terapias alternativas não são suficientes para tratar uma pessoa e ajudá-la em seus problemas do dia a dia.

A Psicologia possui técnicas e instrumentos apropriados que nos possibilitam diagnosticar dificuldades de ordem psicológica com um modelo criterioso de interpretação e de intervenção. Tratamos, encaminhamos e trabalhamos também em equipe com profissionais capacitados quando necessário, com objetivo de minimizar o sofrimento de nossos clientes.

Temos técnicas e conhecimentos que nos possibilitam compreender o que cada cliente diz e instrumentos para compreender as expressões e gestos apresentados pelos mesmos. Integramos isto num quadro de análise, que tem como conseqüência a descoberta das razões de seus comportamentos, pensamentos e sentimentos.

O psicólogo possui instrumentos para desvendar esse saber, para organizá-lo e para torná-lo útil na transformação do cliente na sua ação sobre meio. O psicólogo pode fazer o cliente desabrochar e enfrentar as adversidades do dia a dia e o objetivo principal dele é a promoção da saúde e do bem estar de seus pacientes.