terça-feira, 17 de agosto de 2010

O que é Psicologia?

Depois de um tempo de reclusão, deixei minha caverna de "Platão" um pouco.(rs)

Muitas pessoas já se perguntaram um dia se um padre, amigo ou o horóscopo pode substituir um psicólogo.


Não podemos negar que a ajuda dessas pessoas podem ter uma função terapêutica quanto à superação de dificuldades. Assim como passear no parque, viajar, tirar férias, ouvir música também podem ter uma função terapêutica.

Nós psicólogos(futuros também) e nossos trabalhos distinguem-se dessas modalidades por utilizarmos frequentemente o conhecimento científico na intervenção terapêutica. Existem diversos casos onde estas terapias alternativas não são suficientes para tratar uma pessoa e ajudá-la em seus problemas do dia a dia.

A Psicologia possui técnicas e instrumentos apropriados que nos possibilitam diagnosticar dificuldades de ordem psicológica com um modelo criterioso de interpretação e de intervenção. Tratamos, encaminhamos e trabalhamos também em equipe com profissionais capacitados quando necessário, com objetivo de minimizar o sofrimento de nossos clientes.

Temos técnicas e conhecimentos que nos possibilitam compreender o que cada cliente diz e instrumentos para compreender as expressões e gestos apresentados pelos mesmos. Integramos isto num quadro de análise, que tem como conseqüência a descoberta das razões de seus comportamentos, pensamentos e sentimentos.

O psicólogo possui instrumentos para desvendar esse saber, para organizá-lo e para torná-lo útil na transformação do cliente na sua ação sobre meio. O psicólogo pode fazer o cliente desabrochar e enfrentar as adversidades do dia a dia e o objetivo principal dele é a promoção da saúde e do bem estar de seus pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário