quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Compulsão por Compras e Hipnose

A compulsão por comprar ou oneomania, se caracteriza pela compulsividade ou vício em adquirir coisas. No paciente oniomaníaco, a necessidade por comprar, é a mesma encontrada em um adicto de drogas. Considerada uma doença, normalmente está associada a ansiedade, depressão, instabilidade do humor, impulsividade, sentimentos de frustração, transtornos alimentares e mesmo o consumo de drogas.



Na tentativa de aplacar seus desejos, o paciente compra, por vezes sem necessidade, sem utilidade. Apenas pela sensação de possuir, de comprar, isso lhe proporciona prazer. Momentaneamente, esse ato pode dirimir o sentimento de frustração, angústia ou mesmo da depressão. Entretanto, tal alívio é fugas, logo o desejo se refaz e a vontade de possuir aflora. Um ciclo vicioso que o indivíduo não consegue controlar. Mesmo que aja o prazer no ato, o momento seguinte pode trazer intenso sentimento de culpa, remorso e frustração pela incapacidade de se controlar.


O efeito colateral é que além de acumular coisas que não irão ser usufruídas, também divida que se acumulam sem controle. Pois o oniomaníaco acaba por gastar mais do que ganha, e até mesmo se coloca em situações embaraçosas, como passar cheques sem fundo, omitir suas reais condições financeiras, e mentir para familiares, além de causar prejuízos financeiros a estes.


A hipnose é uma ótima ferramenta para trabalhar essa compulsão. É a forma de terapia que mais vem alcançando resultados positivos. Após um mapeamento da realidade individual do paciente, sua história de vida, a cultura vigente em sua educação e o histórico da compulsão em si, tem-se início a parte prática do tratamento. Trabalha-se tanto os sintomas associados, como a ansiedade, além das possíveis causas que levam o paciente a esse descontrole. Há muitas questões inconscientes que o levam a tal comportamento, e isso precisa ser elaborado, ressignificando, transformado. Dando a possibilidade do paciente de se libertar, tendo assim o poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário