terça-feira, 12 de abril de 2011

Atendimento pelo Computador 2ª Parte

Terapia Individual e Aconselhamento pontual:


Baseado no modelo de terapia face-a-face esta modalidade pode ocorrer utilizando- se de várias tecnologias como e-mail, chat, videoconferência e outros serviços disponíveis. Geralmente o profissional possui um web site onde o usuário entra e envia mensagem via formulário ou via e-mail a este. A resposta chega então ao usuário com indicações para terapia face-a-face, informação ou aconselhamento.

Quando o profissional realiza terapia on line, após o primeiro contato pode ser feito um contrato de terapia e esta, então tem início.

Possíveis vantagens da terapia on line frente à terapia face-a-face

1.Tópicos Geográficos:

·Possibilidade de contato com pessoas de localidades diferentes com o mesmo tipo de problema comunicando-se a um custo baixo;
·Oportunidade para pessoas que moram em localidades sem um profissional especializado ou que por alguma razão estão impossibilitadas ou não procuram a terapia face-a-face, de obter terapia.

2.Tópicos Técnicos, Processuais e Temporais:

·Fácil acessibilidade. Em relação a terapia face-a-face a terapia on line pode ser acessada com mais facilidade, necessitando a rigor apenas de um computador conectado à Internet;

·Facilidade da gravação das interações para posterior análise e documentação

·Leitura e resposta feitas em horários convenientes na terapia assincrônica, diminuindo problemas de agendamento de horários.
·Facilitação do processo de supervisão em terapia assincrônica, pois o supervisor pode ler o que o terapeuta vai enviar ao grupo antes que a mensagem seja enviada.
·Facilitação de preenchimentos de formulários e "lições de casa"
3.Tópicos Terapêuticos:


·Na terapia assincrônica a possibilidade do sujeito enviar uma mensagem ao terapeuta no momento em que os sentimentos estão ocorrendo, ao invés de esperar até a próxima sessão;

·Existe a falta de muitas marcas sociais que numa terapia face-a-face podem estimular o preconceito;
·Anonimato, que facilita a abertura;
·Menor preocupação em ser julgado negativamente pelos outros e menor ansiedade.


Desvantagens e Dificuldades da Terapia on line frente a Terapia face-a-face:

1.Tópicos Legais, Éticos e Geográficos:

·Dificuldade na obtenção de Identificação do cliente;
·Dificuldade na verificação do credenciamento do profissional.
·Possível falta de conhecimento por parte do terapeuta de eventos políticos ou naturais na localidade que podem influenciar o tratamento;
·Dificuldades na avaliação e diagnóstico do cliente.
2.Tópicos Técnicos e Processuais:

·Falta de comunicação não verbal entre as partes;
·Possibilidade de desentendimento e interpretação errônea das mensagens, pois estas podem parecer mais frias e impessoais do que o pretendido pelo autor;
·Falta de segurança na comunicação, porém minimizada com criptografia das mensagens;
·Possibilidade de ocorrerem interrupções e distrações no ambiente do cliente enquanto este esta na terapia;
·Necessidade de conhecimento e experiência com uso dos programas utilizados na comunicação.
Não obstante, diversos destes autores relatam a necessidade de mais pesquisas neste campo para a verificação dos tópicos acima listados e também para a se definir padrões de atendimento via Internet.(Miller e Gergen, 1998; Grohol, 1998; King, 1998; Murphy e Mitchell, 1998; Childress e Asamen, 1998; King, Engi e Poulos, 1998; Weinberg e colaboradores, 1995).


Pesquisa Sobre Terapia On Line


Com base nas questões levantadas esta sendo realizada uma pesquisa sobre Terapia on line com o objetivo de avaliar a possibilidade de se realizar um trabalho terapêutico sem nenhum contato presencial e também de avaliar formação e manutenção da relação terapêutica.

Para a realização da terapia foi utilizado uma versão modificada do Learnloop (www.learnloop.org): Uma ferramenta para comunicação em grupo que fica instalada no servidor web e possibilita a criação de salas restritas por senha e nestas são criados fóruns de discussão, áreas para arquivos e links e outros módulos, sendo que todos os arquivos e conteúdo das comunicações ficam armazenados no servidor. O Learnloop foi desenvolvido de acordo com a licença GPL (http://www.gnu.org/copyleft/gpl.html), que permite uso, modificação e distribuição livre, isto é sem adquirir licenças ou pagamento de uso ou serviços.

A divulgação da pesquisa foi feita utilizando listas de e-mail (para os terapeutas) e divulgação em órgãos de mídia (para os clientes). As terapias eram individuais e foram realizadas utilizando um fórum, sendo que então se configura o formato assincrônico de comunicação. A duração de cada terapia é de 15 semanas.

Para participar da pesquisa era necessário se inscrever via Internet, entrar no sistema e retornar via correio o termo de consentimento assinado com fotocópia do R.G (clientes) ou CRP (terapeutas).

Sendo assim, os participantes foram classificados em:

" 0 - Participantes que apenas se inscreveram on line

"1 - Participantes que se inscreveram e entraram no sistema.

"2- Participantes que se inscreveram, entraram no sistema e retornaram a correspondência por correio.

Resultados

Como a pesquisa estava ainda em curso na ocasião da apresentação deste trabalho serão relatados apenas parte dos dados do perfil dos participantes (clientes e terapeutas). Se inscreveram na pesquisa 20 terapeutas e 378 clientes. Foram criadas 53 salas de atendimento.

Terapeutas (n=20) Clientes 0 (n=214) Clientes 1 (n=77) Clientes 2 (n=87)

Dados Pessoais

- Sexo Feminino (70%) Feminino (62%) Feminino (71 %) Feminino (64 %)

- Estado Civil Solteiro (55%) Solteiro (59 %) Solteiro (54%) Solteiro (46%)

- Estado SP (60%) SP (28 %) SP (41 %) SP (37 %)

- Escolaridade Pós Completo (50%) 3° grau incompleto (34 %) 3° grau incompleto (46 %) 3° grau incompleto (37 %)

Uso de Internet

- Tempo de Uso da Internet 2 anos ou mais (95%) 2 anos ou mais (76 %) 2 anos ou mais (79%) 2 anos ou mais (77 %)

- Horas de uso por semana. 5 a 10 horas/semana (50%) 1 a 5 (28%) e 5 a 10 horas/semana (28 %) 10 a 20 horas/semana (25%) 5 a 10 (25%)e 10 a 20 horas/semana (25 %)

- Formas de Conexão Telefone (60%) Telefone (63%) Telefone (45 %) Telefone (61 %)

- Frequência de Acessos 1 vez ao dia (50%) 1 vez ao dia(37%) 1 vez ao dia(41 %) 1 vez ao dia(40 %)


Discussão:


Perfil Demográfico:

Os dados demonstram uma predominância de participantes do sexo feminino, que também é verificada nas formas de terapia tradicionais. Quanto ao estado civil a predominância de solteiros também foi verificada. Os terapeutas tiveram em sua maioria a origem no estado de são paulo, porém isto se deve ao fato de que como a pesquisa aconteceu no estado de são paulo, alguns terapeutas que participaram da pesquisa eram conhecidos pessoais do pesquisador.

O perfil dos terapeutas é de um profissional envolvido com a pesquisa, pois metade tem pós graduação completa.

Uso de Internet:


De forma geral, os participantes tem boa experiência no uso de Internet, onde a grande maioria usa a rede por mais de dois anos. Em relação a frequência de uso, podemos verificar que de forma geral, os participantes se conectam diariamente ficando cerca de pelo menos uma hora diária conectado. Isto demonstra que os participantes podem ser considerados dentro de um perfil desejável para realizar a terapia on line, observando apenas a questão do uso de Internet.

A forma de conexão da maioria é ainda a linha discada, porém chama a atenção que as formas rápidas de conexão estão com grande presença entre os participantes (além da conexão por telefone, as outras opções eram todas de conexões de banda larga). Este dado demonstra que os problemas técnicos de queda de conexão e lentidão provavelmente terão uma frequência menor entre os participantes que utilizam banda larga e também aponta para que no futuro outras pesquisas possam utilizar formas sincrônicas de comunicação utilizando recursos multimídia, já que para tais recursos a banda larga é mais indicada.

Conclusões gerais

Com se pode verificar o conhecimento acerca da terapia on line ainda esta muito incipiente, sendo que existe uma necessidade muito grande de que programas de pesquisas sejam criados nesta área por diversas razões dentre as quais:

·A verificação, em pesquisa, das diferênças entre atendimentos sincrônicos e assincrônicos.

·A atividade tende a crescer com o passar do tempo acompanhando o crescimento da Internet como um todo.

·O desenvolvimento tecnológico caminha em alta velocidade, fazendo com que o conhecimento fique desatualizado com facilidade, um exemplo disso é a terapia via vídeo conferência que atualmente é possível de ser realizada com as conexões de banda larga.

·Aceleração do processo de autorização por parte dos conselhos em relação a esta atividade, que esta sendo feita por profissionais não psicólogos, que por um lado podem estar tomando para si a função dos psicólogos na Internet e por outro lado prestando serviços de qualidade duvidosa.

·Verificação em relação as teorias psicológicas de estar dando conta ou não deste tipo de fenômeno e desenvolvimento e adaptação de teorias que podem dar conta deste tipo de atendimento. Tendo em vista a analise do comportamento aplicada a clinica

Também se faz necessário que sejam criados ou desenvolvidos softwares específicos para esta atividade, pois existem questões específicas no atendimento que podem estar influenciando com o uso ou não de determinada ferramenta. O Learnloop tem se mostrado adequado para a terapia on line, todavia outras adaptações são necessárias, de forma que ele se torne mais adaptado para o atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário