terça-feira, 9 de agosto de 2011

Com licença, por favor, obrigado !



Há alguns dias presenciei uma cena que me marcou muito. Em um restaurante, um menino de no máximo uns 06 anos pediu um refrigerante e, irritado com a demora da bebida, disse ao garçom: Você foi fabricar meu refrigerante?


Aquilo me doeu o estômago. Imaginei que uma criança tão pequena não teria (ou não deveria ter) tal arrogância...

Tenho conversado com muitos amigos e familiares que também tem filhos e minha sensação é de que alguns pais estão muito preocupados em educar gerentes, diretores e CEO´s de grandes corporações. Bacana! Isso significa que estamos preparando uma nação mais instruída mas, penso que mais importante que o cargo que ocuparão é o ser humano que serão !

Temos visto crimes de violência contra homossexuais, roubo e uso de drogas muitas vezes praticados por adolescentes de classe média alta que teoricamente tiveram acesso ao melhor tipo de educação. Ora, o que é educação então?

Educação para mim vai muito além de pagar boas escolas, curso de idiomas, aulas de balé, natação, música, informática, teatro, judô, taekwondô, karatê, ufa!

Quero que meu filho(a) aprenda desde cedo o significado das palavras, obrigado, por favor, com licença, bom dia, você aceita um pedaço?

Obviamente não estou fazendo aqui uma campanha para que deixemos de pagar boas escolas ou intercâmbios culturais mas, sim para que passemos a complementar a educação de nossos pequenos com recursos gratuitos disponíveis a todas as classes sociais: Gentileza e simplicidade.

Uma vez ouvi uma frase fantástica:

Estamos muito preocupados em que mundo deixaremos para o nossos filhos, mas, que tipo de filhos deixaremos para o mundo?

Peço perdão ao autor por não conhecê-lo e tornar público seu nome, mas, agradeço o sábio conselho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário