segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O que é psicoterapia?

É um recurso que tem como objetivo principal o estabelecimento de maneiras para lidar com as dificuldades da vida.


Trata-se de um processo de aprendizagem, de desenvolvimento pessoal, que ocorre em ambiente neutro, por meio de um relacionamento sigiloso, isento de julgamentos, interesses afetivos ou mesmo de opiniões tendenciosas.

A auto-observação proporciona a compreensão do indivíduo sobre si mesmo (pensamentos, sentimentos, emoções, habilidades, limitações, etc.), sobre as pessoas com quem se relaciona e sobre os próprios problemas, favorecendo de maneira eficaz o aumento da qualidade de vida e da saúde.

Todos têm dentro de si a resposta para seus questionamentos e a solução para seus problemas. A psicoterapia é apenas um facilitador das descobertas sobre os eventos ambientais que determinam os comportamentos causadores de problema e os mantém, ou seja, o processo possibilita a conscientização sobre aquilo que fazemos e os motivos pelos quais fazemos.

Cada ser humano é único; sua forma de se comportar e seus problemas resultam de características pessoais e de uma história de vida particular, portanto, toda intervenção é, além de personalizada, construída em conjunto com o cliente, de maneira humanizada, a partir da compreensão do funcionamento de cada cliente.

Por tratar-se de um trabalho profissional, são utilizadas técnicas e instrumentos específicos, a fim de eliminar comportamentos disfuncionais (geradores de problemas e sofrimento), ao mesmo tempo em que se busca estabelecer e aumentar a frequência de comportamentos funcionais e desejáveis, promovendo vínculos intrapessoais e interpessoais mais satisfatórios.

Na Terapia Comportamental, ao promover o autoconhecimento, aumenta-se a capacidade para agir no mundo da maneira desejada. A teoria fundamenta-se em conhecimentos aprofundados sobre o comportamento humano, que vão muito além da noção existente no senso comum, na maioria dos livros de auto-ajuda e nas práticas místicas. Além disto, é um tipo de psicoterapia interativa; o cliente não precisa falar durante toda a sessão sem ouvir a voz do terapeuta.

A duração do processo terapêutico pretende ser breve, entretanto, não é possível estabelecer um número exato de sessões, devido à singularidade do ser humano e de suas queixas. Um bom processo terapêutico conduz, invariavelmente, à autonomia.

Geralmente as sessões são semanais, tem duração de 50 minutos e a primeira consulta é destinada à compreensão acerca dos objetivos do cliente e aos esclarecimentos sobre a o processo de psicoterapia e sobre o trabalho que será realizado.

Um processo terapêutico bem desenvolvido, por meio do qual é possível alcançar resultados positivos depende de colaboração contínua, tanto do terapeuta quanto do cliente. Este trabalho apenas é viabilizado quando há um clima favorável, permeado por confiança e empatia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário